Pré-Congresso em São Paulo: 20 e 21 de abril de 2018

XI JORNADA PSICANÁLISE: BION 2018

PENSAMENTO SELVAGEM-INTERPRETAÇÃO

Prezados colegas,

Como atividade preparatória ao Encontro Internacional Bion2018 em Ribeirão Preto (25/07) e à XI Jornada Psicanálise: Bion na SBPSP, escolhemos o par: “Pensamento Selvagem-Interpretação” como tema do nosso encontro a realizar-se em 20 e 21 de abril de 2018.

Se o pensamento selvagem é o pensamento que ainda não encontrou o pensador e “o objetivo do analista é o de dar uma interpretação”,(Bion, A grade, pág.25), propomos pensarmos este par, pensamento selvagem – interpretação, e a trajetória de um ao outro. Em seguida Bion acrescenta “qualquer interpretação é um enunciado e uma transformação, mas é também algo além e aquém destas categorias, devendo o termo “interpretação” ser aplicado somente a algo específico à prática do psicanalista”.

Tomando esta citação como referência, a relação entre interpretação, experiência emocional, transformação e teoria psicanalítica frente ao “pensamento selvagem” é a nossa proposta de trabalho. Reiteramos também como referencia na organização da jornada o foco na nossa clinica e no trabalho grupal.

O encontro desenvolver-se-á na sexta feira à noite e sábado. Na sexta à noite ocorrerão sete grupos de trabalho a partir de elaborações teóricas.  No sábado teremos duas discussões clínicas pela manhã (a serem realizadas no auditório com a participação de todos os inscritos) e duas em pequenos grupos à tarde. Teremos também uma atividade “curso” (duas palestras) na sexta feira à tarde, com inscrição em separado.

Em nome da Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, convidamos seus membros, membros filiados do Instituto Durval Marcondes, membros das demais sociedades de psicanálise constituintes da FEBRAPSI e profissionais da área a participarem desta XI Jornada PSICANÁLISE: BION, a se realizar na sede Cardoso de Melo, nº 1450.

Esperando que o convite venha ao encontro dos interesses dos colegas aguardamos a presença e colaboração, pois esta Jornada depende da participação de todos.

Cecil José Rezze
Celso Antônio de Camargo
Evelise de Souza Marra (coordenadora)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: