Apresentando Ribeirão Preto

Nesta seção, “Ribeirão Preto e arredores”, o leitor poderá se informar sobre a cidade que sediará o Encontro Internacional Bion2018, assim como conhecer e se planejar para passeios em Ribeirão Preto, região e até mesmo se informar sobre viagens mais distantes para os nossos visitantes de outros países. O primeiro post traz a bela foto aérea, de Fernando Aranha (membro filiado da SBPRP) de Ribeirão Preto, assim como informações gerais de nossa cidade.

Ribeirão Preto.png
(Imagem aérea de Ribeirão Preto – Foto de Fernando Aranha)

Localizada no noroeste do Estado de São Paulo, a 318 Km da capital paulista, Ribeirão Preto consegue oferecer, ao mesmo tempo, clima de interior e ritmo de uma grande metrópole.

Isso significa que, ao chegar aqui, é possível encontrar uma cidade acolhedora, com pessoas que se lembram de suas tradições e, simultaneamente, convivem com um município dinâmico, cuja estrutura movimenta uma economia ativa e abriga reconhecidos centros de pesquisa e estudo, com importantes universidades.                               

O nome Ribeirão Preto surgiu do pequeno córrego de água, chamado “Preto”, que atravessava o vilarejo que deu início à cidade, fundada em 19 de junho de 1856. Conhecida por sua tradição agropecuária, Ribeirão foi inicialmente nomeada como a “Capital Mundial do Café”. Nas últimas décadas, a cultura da cana-de-açúcar transformou a então “Capital Mundial do Café” na maior região produtora mundial de açúcar e álcool.

O clima da cidade contribui para encontros descontraídos e informais, características que elevaram a cidade a um novo status, o reconhecimento de “A Capital do Chopp”. Mas, além dos populares barzinhos, aqui também é possível encontrar uma programação variada, com muitas opções gastronômicas e culturais.

Destacam-se diversos cursos de graduação e pós-graduação que estimulam o intercâmbio entre grupos de pesquisas multicêntricos e internacionais. A reconhecida qualidade na formação em Psicanálise contribui para o incentivo de diversos grupos de estudos e parcerias institucionais que se relacionam de forma cooperativa com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Assim, a cidade se apresenta como um importante polo de ensino em diferentes níveis e áreas.

Entre as atividades já consagradas, merece destaque, por exemplo, a Feira do Livro realizada anualmente no centro histórico da cidade, recebendo grandes nomes da literatura e educação nacional e internacional. Da mesma forma, a cada dois anos, a SBPRP organiza a tradicional Bienal de Psicanálise e Cultura que promove interfaces com diferentes áreas do conhecimento.     

Em breve, iremos escrever sobre as principais dicas de gastronomia, vida noturna, lazer, visitas culturais e passeios pela região. É possível ainda conhecer museus, artistas locais e regionais, galerias de arte, parques e teatros. Enfim, esperamos ter oportunidades de encontro para conciliar o clima científico, afetivo e turístico, ampliando as experiências de percorrer novos caminhos. Aguardamos vocês para que transitem conosco, sendo muito bem-vindos a Ribeirão Preto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: